3x4_

A série 3x4 parte de uma pesquisa relacionada a construção da identidade pessoal na contemporaneidade e como ela se dá no meio coletivo. Segundo Stuart Hall “A questão da ‘identidade’ está sendo extensamente discutida na teoria social. Em essência, o argumento é o seguinte: as velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, estão em declínio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivíduo moderno, até aqui visto como um sujeito unificado. A assim chamada ‘crise de identidade’ é vista como parte de um processo mais amplo de mudança, que está deslocando as estruturas e processos centrais das sociedades modernas e abalando os quadros de referência que davam aos indivíduos uma ancoragem estável no mundo social.” (HALL,2014, p. 9).

A representação inspirada em fotografias 3x4 - símbolo que retrata a identidade básica do sujeito -, um rosto fragmentado que descaracteriza a individualidade e o transporta para o meio comunitário, elementos que atribuem a soma de experiências e formações de personalidade, cores inspiradas em tons de pele que trazem a diversidade, toda essa conjuntura busca explorar questões sobre as identidades culturais na modernidade tardia.

 

Como conciliar a preservação e o cultivo das identidades particulares e a construção concomitante de um futuro comum? Quais são os valores que nos formam e que nos guiam? Quem é, afinal, o sujeito contemporâneo?