Projeto Virada Cultural 2022

 

Realização de projeção mapeada em empena de lateral de prédio durante evento da virada cultural. A projeção irá mostrar ilustrações/animações do artista Guilherme Gallé da sua série intitulada Populares.

A série Populares retrata as pessoas com os nomes masculinos e femininos mais registrados no Brasil apresentado pelo IBGE identificados no Censo Demográfico 2010.

 

Estes são representados com formas geométricas minimalistas inspiradas em fotografias de identidade 3x4, com o conceito principal de descaracterizar os padrões físicos, fazendo com que diversas pessoas da sociedades de diferentes raças, etnias, cores identifiquem-se e ativem suas memórias afetivas, seu inconsciente, colocando os espectadores próximos do desconhecido/conhecido em uma busca de despertar o senso de empatia e reflexão sobre a questão identitária de igualdade entre os seres humanos.

Desse conjunto, nomes sobressaem como preferidos pelos pais em algumas décadas, inspirados na literatura, na moda, ou inventados, enquanto outros se tornam menos populares. Pode-se notar, no entanto, a perenidade de escolha de nomes bíblicos, possível reflexo da religiosidade da população brasileira.

A poética de desbravar nossa identidade nacional, a intrínseca marca do nosso povo, em uma busca de quem somos através do outro e de nós mesmos, histórias e diferentes manifestações de personalidade por trás dos seres humanos, a identidade e o caminho percorrido durante a vida agregam valores a essa busca.

A seguir podemos ver os sketchs que será exibido na projeção: